As refeições a meio da manhã e da tarde, na escola, são os momentos certos para recarregar as baterias e fornecer ao organismo os nutrientes que o cérebro necessita para se manter atento e dinâmico. Nas escolas públicas do pré-escolar e do primeiro ciclo, e inserido no Programa do Leite Escolar, é assegurada a distribuição diária e gratuita de 1 porção (200 ml) de leite às crianças. É saudável e tem as doses certas de açúcar e cacau. Em muitas escolas, a fruta também faz parte da ementa dos lanches da manhã ou da tarde.
O problema começa quando eles dizem: «não gosto» ou «não quero». Em resposta, os pais põem na lancheira alternativas mais calóricas: guloseimas, salgados, bolachas, refrigerantes. Aparentemente inofensivos e bastante consensuais, estes alimentos aumentam a ingestão de gordura saturada, sal e açúcares reduzindo a vitalidade necessária para o desenvolvimento e crescimento físico e mental, diminuindo os níveis de concentração, memorização e aprendizagem.
Por outro lado, na escola, há ofertas muito apelativas aos olhos, mas nem sempre as mais saudáveis. Apesar de as cantinas terem à disposição iogurtes, fruta, leite, pão de mistura, a verdade é que são os bolos, as batatas fritas e os salgados a desaparecer das vitrinas. E com os próprios pais a liberar o consumo regular de produtos menos equilibrados, não há forma de contrariar os impulsos.
Pelo contrário, se os pais orientarem os filhos nas suas escolhas alimentares, seguindo as recomendações simples para uma alimentação equilibrada e um lanche saudável, o cenário poderá mudar e o «não gosto» deixará de ser argumento.
Alimentos aliados do sucesso escolar
Existem alimentos essenciais que garantem a ingestão adequada de nutrientes indispensáveis ao rendimento escolar. As combinações são inúmeras, mas o essencial vai estar sempre lá. Pedir a colaboração das crianças na escolha do lanche é uma boa estretégia. Por um lado estamos a educá-las para uma alimentação saudável, por outro a co-responsabilizá-las pelas opções tomadas. É entre destes grupos de alimentos que devemos escolher aqueles que vão compor os lanches:
Adolescentes portugueses são dos mais gordos da OCDE
O problema da obesidade infantil é real e afecta cada vez mais crianças portuguesas. O último relatório da UNICEF adverte que os adolescentes portugueses são dos mais gordos da OCDE. A alimentação errada ¿ rica em gorduras e açúcares - e o sedentarismo estão na génese dos números e a tendência continua a aumentar. Aprender o quanto antes, e com a ajuda dos pais, a escolher os alimentos mais saudáveis é meio caminho andado para, quando forem autónomos, os mais novos conseguirem fazer as opções mais correctas e mais saudáveis.
In: http://www.mae.iol.pt/criancas/alimentacao-lanche-obesidade/1250495-5539.html em 24/05/2011
Sem comentários:
Enviar um comentário