quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vida Saudável sem prazo de validade

As metas e objetivos são os maiores aliados na vida daquele que permanece na academia. Ter um propósito evita que se treine apenas por treinar.

É muito comum encontrarmos aqueles que dizem ter prazo de validade em academia. A regra dos três meses – a mais ouvida – impede que os planos de uma vida mais saudável e menos sedentária sejam mantidos ao longo do ano, e que a saúde e físico da pessoa sofram, de fato, mudanças positivas.

A princípio, os hábitos alimentares e físicos a serem adotados surgem como uma novidade e os primeiros dias do novo plano, difíceis ou não, são executados com animo. No entanto, quando o cérebro e corpo passam a entender os exercícios como rotina, muitos desanimam.

Combinar modalidades e intercalar esportes pode fazer toda a diferença e manter o interesse sempre ativo. Marcio T. Scomparin, Gerente Técnico da Monday Academia, garante que as metas e objetivos são os maiores aliados na vida daquele que permanece na academia. Ter um propósito evita que se treine apenas por treinar.

“Pessoas que começam uma atividade física com algum propósito, resultado e prazo, geralmente atingem seus objetivos e isso serve como estímulo para continuidade, sempre renovando as metas. Afinal de contas, exercícios físicos são um sacrifício para o organismo e você precisa enxergar um porquê naquilo que está fazendo”, defende Scomparin.

Motivação
Dra. Marcia Lorena Chaves, membro do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, aponta que apesar de cada individuo apresentar um comportamento próprio diante de atividades repetitivas, é necessária uma ótima dose de motivação e criatividade para manter qualquer cérebro interessado em persistir no plano de atividades iniciado.

“O cérebro é extremamente motivado por novidade. Não necessariamente tudo novo, mas a combinação de coisas de uma forma diferente, mesmo que cada parte de algo que vá fazer seja conhecido”, explica Dra. Marcia.

Para a neurologista, ter um desafio é um dos fatores motivadores, pois impede que corpo e mente sinta-se cansados de rotina. “Diante da novidade motiva-se vários circuitos neurológicos, como memória, coordenação motora. E a pessoa fica mais atenta ao que precisa realizar”.

Várias opções
Não é a toa que as academias de ginástica invistam tanto em diversidade com um cronograma completo de atividades para o dia todo e para todos os gostos. Inovar e identificar-se com o que será praticado é uma ótima maneira de aliar prazer, bons resultados e continuidade. 
“Antes de tudo a atividade física deve ser algo prazeroso. Todos nós temos algo que nos agrada, primeiramente precisamos encontrar qual tipo de atividade física é a mais adequada para aquilo que preciso e gosto de fazer”, aconselha o gerente técnico da Monday Academia.

Para Scomparin, um programa de treinamento deve prever descanso e uma boa alimentação e, justamente, a substituição de atividades como uma alternativa para que o corpo se mantenha estimulado e não “enjoe” dos exercícios. Outro detalhe importante é a companhia para estes momentos. “Treinar com um amigo ou gerar relacionamento dentro da academia, fazendo parte de um grupo, sempre fará com que a pratica de exercícios seja mais prazerosa, pois é uma forma de enxergá-los como diversão e não como obrigação”.
Mais dicas? A neurologista Marcia aponta até mesmo o vício feminino, o consumo, como uma boa forma de estimulo para manter-se atlético durante todo o ano. Investir em roupas próprias para a prática de ginástica deixa a pessoa bem-vestida e mais disposta a frequentar lugares cheios como as academias.
Atividades físicas são essenciais para a conservação das atividades cerebrais e também para a aparência do corpo. Por isso, a prática de qualquer modalidade com o acompanhamento de profissionais deve tornar-se um hábito. E o que é melhor, os resultados serão notados ao longo do ano, dispensando a necessidade de intensificar treinos para a chegada do verão.
Por Trixe Comunicação Empresarial

Sem comentários:

Enviar um comentário