terça-feira, 12 de maio de 2015

A importância de subir escadas


A Direção-Geral da Saúde (DGS) criou uma campanha de sensibilização para a importância do exercício. Escolher as escadas em detrimento do elevador ou escadas rolantes é sempre bom para a sua saúde.
Subir três andares por dia, sete dias por semana, faz com que o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) seja reduzido em 20%. Esta indicação, já comprovada cientificamente, é um dos argumentos da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Assim, o melhor é abandonar as escadas rolantes e os elevadores e juntar-se ao movimento ‘Faça a melhor escolha, vá pelas escadas’.
“Mais de metade (53,6%) dos portugueses, entre os 18 e os 64 anos, tem excesso de peso”, explica o diretor da Divisão de Estilos de Vida Saudável da DGS, Miguel Arriaga ao Jornal de Notícias.
Contudo, só o exercício não basta, há que optar por um estilo de vida mais saudável, a ser complementado pelos “hábitos alimentares mais equilibrados e com a forma como gerimos o nosso stresse, hábitos tabágicos e consumo de álcool”.
Esta campanha tem também como objetivo introduzir outros benefícios, como por exemplo a melhoria dos níveis de colesterol ou a redução do stress e da ansiedade, só por subir escadas
“Subir as escadas permite gastar sete vezes mais calorias do que usar o elevador e mesmo que de uma forma lenta permite um gasto de calorias três vezes superior ao que é conseguido em marcha rápida numa superfície plana”, acrescenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário