terça-feira, 24 de maio de 2011

As crianças estão a perder força física

As crianças de 10 anos tinham há uma década mais massa muscular e eram mais fortes do que as crianças que têm hoje a mesma idade. O principal factor responsável é terem deixado de brincar ao ar livre.


As crianças de hoje têm menos força do que há dez anos as da mesma idade. É a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Essex, no Reino Unido que avaliou o grau de força física das crianças de 10 anos e o comparou com crianças da mesma idade que cresceram nos anos 90. 
O facto de as actividades ao ar livre terem progressivamente deixado de ocupar tanto o tempo das crianças é uma das razões apontadas para o facto de não conseguirem hoje fazer tantos exercícios abdominais como há 10 anos conseguiam com a mesma idade. Além disso também não conseguem pendurar-se durante tanto tempo em espaldares. De um modo geral, concluiu-se, as crianças de 10 anos têm hoje menos massa muscular do que as crianças de 10 anos que viveram há uma década. 
O estudo envolveu 315 crianças de 10 anos em 2008 cujos dados foram comparados com os de 309 crianças da mesma idade em 1998. 
Brincar na rua, que incluia actividades como subir às árvores, pendurar-se em cordas ou saltar muros, deixou de ser possível para muitas crianças o que reflecte no seu desenvolvimento físico nomeadamente ao nível da força e massa muscular. Apesar da relação peso-altura ser idêntica, a verdade é que as crianças de hoje não conseguiram ultrapassar desafios que há uma década eram simples para uma criança de 10 anos. 
Os autores do estudo consideram que não basta avaliar o peso das crianças ou o seu Índice de Massa Corporal. A sua forma tem de ser avaliada também por outros parâmetros, como a força e massa muscular. Alertam também para o facto de a preocupação com a segurança das crianças estar a impedi-las de se exercitarem e desenvolverem de forma saudável. 
Os resultados do estudo foram divulgados no jornal Acta Pediátrica.


1 comentário:

  1. Muito interessante,para o próximo ano vou planificar mais actividades de rua, com os meus alunos.

    ResponderEliminar