domingo, 16 de outubro de 2011

Portugueses sentem-se cansados e com falta de energia

Resultados do estudo analisados pela endocrinologista Isabel do Carmo Emprego, falta de exercício físico e alimentação pouco saudável fazem com que metade dos portugueses sintam cansaço e falta de energia, dá conta um estudo realizado em 14 países europeus, ao qual a agência Lusa teve acesso.

Em Portugal, o estudo decorreu entre 16 e 29 de Novembro e contou com a participação de 500 indivíduos com idades entre 25 e 65 anos.
Em declarações à agência Lusa, a endocrinologista Isabel do Carmo, que analisou os resultados do estudo, revelou que, “o objetivo do estudo foi avaliar como é que as pessoas se sentem na vida quotidiana em relação à sua saúde, forma de estar, postura, estado mental e quais as razões que atribuem a algum mal-estar que têm”.

O estudo também apurou que 47% da população portuguesa sente-se cansada ou com falta de energia. Os principais motivos apontados pelos inquiridos são o emprego (62%), falta de exercício físico (54%) e alimentação pouco saudável (44%).

A endocrinologista chama atenção para o facto de estas pessoas serem jovens adultos (grupo etário com mais de 55 anos representa só 7% dos inquiridos) e, eventualmente, sem doenças, queixarem-se de cansaço (58%), falta de energia e de não terem tempo livre.

Para os inquiridos, praticar mais exercício físico (52%), ter mais tempo para si próprio (50%) e comer de forma mais saudável (44%) seriam as três principais formas de aumentar o sentimento de equilíbrio emocional e de saúde.

De acordo com Isabel do Carmo, este estudo é um “alerta" e “teremos que ver se estas pessoas poderão ter falta de alguns nutrientes (vitaminas e sais minerais) e se isso lhes pode melhorar um pouco todas as queixas que têm". A mesma especialista acrescentou ainda que, “numa vida quotidiana em que as pessoas estão sujeitas a stress e a esforço, a alimentação saudável e o exercício físico terão que ser formas de compensação”.

ALERT Life Sciences Computing, S.A

Sem comentários:

Enviar um comentário