Estudo: A influência da aptidão cardiorrespiratória e do
excesso ponderal no rendimento escolar de alunos do 7º ano de escolaridade
Estudantes com melhor aptidão cardiorrespiratória e peso
normal têm uma probabilidade 5,5 vezes superior de terem um rendimento escolar
mais elevado.
Para se otimizar a aptidão cardiorrespiratória e o peso
corporal os jovens devem praticar de forma regular atividades físicas e
desportivas na escola, em contextos informais ou contextos mais formais de
prática desportiva.
Um estudo desenvolvido pela Faculdade de Motricidade Humana
da Universidade de Lisboa, revelou que a aptidão cardiorrespiratória e o peso
corporal têm um efeito independente e sinérgico no rendimento escolar nas
disciplinas de Português, Matemática, Ciências da Natureza e Inglês em alunos
do sétimo ano de escolaridade. Paralelamente, alerta para a necessidade de
criar mais atividades de exercício físico durante o horário escolar, por forma
a aumentar a aptidão cardiorrespiratória e prevenir o excesso de peso dos
alunos.
O estudo, cujo objetivo foi investigar a relação entre a
aptidão cardiorrespiratória e o excesso ponderal com o rendimento escolar nos
alunos do 7º ano, recorrendo a três grupos diferentes de crianças e
adolescentes nascidos em três anos diferentes frequentado o 7º ano em três anos
sucessivos. Este projeto foi aplicado em catorze escolas públicas portuguesas,
e estiveram envolvidos 1531 alunos do 7º ano (787 do sexo masculino e 744 do
feminino), com idades variando entre os 12 e os 14 anos.
O estudo observou que estudantes com peso normal tinham um
desempenho escolar mais elevado quando comparados com estudantes com excesso de
peso e obesos. Alunos com aptidão cardiorrespiratória mais saudável também
obtiveram melhor rendimento escolar.
O peso corporal e a aptidão cardiorrespiratória têm um
efeito independente e sinérgico no rendimento escolar. De acordo com estes
resultados, importa realçar a importância dos jovens praticarem de forma
regular atividades físicas e desportivas na escola, em contextos informais ou
contextos mais formais de prática desportiva.
Luís B Sardinha, Adilson Marques, Sandra Martins, António Palmeira e Cláudia Minderico
Interdisciplinary Center for the Study of Human Performance,
Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon, Portugal
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