domingo, 13 de março de 2011

Perímetro abdominal perigoso

Perímetro da cintura
Homem
Mulher
Normal
Até 94 cm
Até 80 cm
Risco aumentado
> 94 cm
> 80 cm
Risco muito aumentado
> 102 cm
> 88 cm

A medição dos perímetros da cintura e da anca têm também sido usados como ajuda no diagnóstico da obesidade, uma vez que a investigação actual permite-nos saber que a gravidade da Obesidade não depende apenas do seu grau, mas também da forma como a massa gorda se distribui. Na literatura sugere-se uma divisão em dois grupos quanto ao tipo morfológico dos indivíduos, tendo em conta os perímetros da cintura e da anca: a Obesidade Ginóide e a Obesidade Andróide.
O padrão de distribuição da gordura, é de facto, o melhor indicador do risco de morbilidade associado à obesidade do que a quantidade de gordura corpral em termos absolutos (Ross e col., 1996).
Distribuição regional da gordura
Tipos
Problemas

Obesidade Ginóide é o tipo morfológico característico das mulheres obesas, onde a distribuição da gordura se faz preferencialmente na metade inferior do corpo, glúteos e coxas.

- Problemas mecânicos (excesso de peso)
- Problemas psicológicos
Obesidade Andróide é mais usual nos homens obesos, onde a distribuição da gordura se acumula sobretudo na metade superior do corpo (região abdominal).

- Problemas cardiovasculares
- Tendência para diabetes
- Hipertensão
- Arteriosclerose
- Níveis elevados de colesterol
- Níveis elevados de triglicerídeos

 O excesso de tecido adiposo na região do tronco é um importante factor de risco de Doenças Cardiovasculares, e afecta significativamente a Tensão Arterial, entre outros.
A medição do perímetro da cintura é outro marcador alternativo da gordura visceral. Nos indivíduos do sexo feminino, perímetros da cintura superiores a 80 cm são considerados como um factor de risco acrescido de complicações metabólicas e acima dos 88 cm como um factor de risco elevado; nos indivíduos do sexo masculino esses valores são 94 e 102 respectivamente. O Rácio cintura/anca deve ser inferior a 0,85 na mulher e inferior a 1 no homem.




In: http://www.obesidade.info/metodosobesidade.htm

1 comentário: