sábado, 12 de março de 2011

Para perder peso...

Para perder peso temos que fechar a boca*. Mas não apenas. É essencial conjugar com actividade física regular!

* Não no sentido de deixar de comer mas comer segundo a roda dos alimentos. Deixando de lado os alimentos mais calóricos (com muito açúcar e/ ou gordura).


Para ter uma vida saudável e estar em forma fisica é essencial praticar actividade física regularmente. No entanto, somos, muitas vezes, dominados pela preguiça. Vemos os quilos a mais na balança, mas dificilmente tomamos uma opção radical.

Não vale a pena desesperar. Tudo se resolve, basta alguma boa vontade! Para facilitar a vida aos mais sedentários, aqui fica um pequeno guia com dicas e ideias fáceis para recuperar o peso ideal!

1 - Determine um horário no seu dia para praticar actividade física. O exercício físico devem fazer parte da rotina diária; da sua agenda!

2 - Comece devagar, faça exercícios de 3 a 4 vezes por semana e preferencialmente em dias alternados para que o corpo descanse. No princípio é essencial que a actividade física tenha duração de 30 minutos e futuramente passe para 45 a 60 minutos diários;

3 - Os alongamentos são essenciais. Antes da actividade física servem para aquecer os músculos e evitar possíveis lesões e, no final, têm como objetivo relaxar os músculos e aumentar a flexibilidade. Não exagere. Demasiados esforços no príncipio, mesmo estando aquecido, poderá dar mau resultado.

4 - Beba água. A hidratação é fundamental porque repõe o líquido perdido durante o exercício, bem como os nutrientes indispensáveis ao organismo.

5 - Arranje companhia para treinar. É mais fácil sentir-se motivado com companhia, pois um incentiva o outro, tornando os exercícios físicos mais divertidos.

6 - Utilize sempre roupas leves e que permitam a transpiração do corpo. Não use roupas a mais, pensando que dessa forma sua mais e emagrece mais rápido. Esta atitude só fará com que desidrate mais depressa, além de que as roupas pesadas atrapalham os exercícios.

7 - É essencial comer qualquer coisa antes de começar a fazer exercício. Desta forma evita baixas de tensão. Se treinar pela manhã coma fruta, um sumo, ou um copo de leite e, depois das actividades físicas deverá tomar o pequeno almoço normalmente;

8 - Não exagere nos exercícios físicos pensando que quanto mais forçar, melhor. É preciso respeitar os limites de cada um e exercitar o corpo com regularidade.

9 - Para perder peso é preciso associar exercício físico regular com mudanças de hábitos alimentares. Procure um nutricionista, pois se não quer desistir rapidamente, deverá fechar a boca com inteligência!

10 - No momento de escolher exactamente o que fazer, deve optar por algo que goste e lhe dê prazer, de forma a não abandonar a prática no fim do primeiro mês;

11 - Se puder associar exercícios físicos aeróbicos com alguma modalidade de fortalecimento, como a musculação, por exemplo, os resultados serão mais rápidos.

12 - Uma caminhada no final de cada refeição, substituir os elevadores pelas escadas, em pequenos percursos substituir os transportes públicos por um passeio a pé, entre outras alterações que deverá iniciar logo que possível, de forma a manter-se sempre em movimento, irão ajudar a perder peso, de forma equilibrada e rápida!


http://idademaior.sapo.pt/bem-estar/saude/peso-a-mais-saiba-como-reverter-a-situacao/

Sem comentários:

Enviar um comentário