quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hidratação. Hidratar sem engordar

A água existe em todos os alimentos e bebidas e a quantidade que necessitamos tem a ver com o teor de água dos alimentos e bebidas que ingerimos.
O nosso organismo é constituído por 60-70% de água mas esta perde-se através da urina, fezes, transpiração e respiração. De manhã, ao acordar, verificamos que a urina é mais escura do que na generalidade do dia, e isso deve-se à perda de água pela pele e pelo vapor de água excretado com o ar expirado. Na verdade, enquanto dormimos não comemos nem bebemos e, por isso, não conseguimos ingerir nada que contenha água, apenas a perdemos. 

A água existe em todos os alimentos e bebidas e a quantidade que necessitamos tem a ver com o teor de água dos alimentos e bebidas que ingerimos. Por exemplo, se comermos um iogurte sólido, precisamos de beber menos água do que se bebermos um copo de leite, ou se comermos uma banana devemos ingerir maior quantidade de água do que se comermos uma fatia de melão. Mas não podemos ver as coisas de modo tão simplista, porque, em boa verdade, tal como acontece com a ingestão de calorias, o que importa é que a água seja ingerida de modo a compensar as perdas. 

Quando e quanto beber? 
Como referi, a água faz parte da composição de todos os alimentos que ingerimos, em maior ou menor quantidade. Uma das regras para nos mantermos bem hidratados é não esperar pela sede, mas ingerir água ou outra bebida rica em água de modo a manter a urina o mais parecida possível com água, isto é, praticamente sem cheiro e sem cor. Sempre que sentimos sede, há estruturas orgânicas que já estarão a ser afetadas. A sede é um sinal de alarme que nos obriga a beber água sempre que o teor de água no organismo sofreu uma baixa considerável ou sempre que há o aumento da concentração de alguma substância, como sal ou açúcar. Daqui se depreende que bebidas com açúcar não são boas para matar a sede. 

Hidratar sem engordar 
Embora muitas vezes se pense que a água engorda, e por isso algumas pessoas recorram a diuréticos para ver o ponteiro da balança mexer, a verdade é que ela não tem calorias e quando o peso baixa por essa via não se fica mais magro, bem pelo contrário, a massa gorda aumenta em relação à massa magra. Por esse motivo, este título pode erradamente levar a pensar que, se se beber muito, se engorda. Mas não. O que me motivou a usá-lo foi o facto de constatar que a tendência da maioria das pessoas nos dias de hoje, é preterirem a água em favor de muitas outras bebidas (e são centenas) que contêm calorias e, como tal, contribuem para o aumento de peso. Embora sejam maioritariamente constituídas por água, além de aditivos, muitas delas contêm efetivamente uma quantidade considerável de calorias que, embora "líquidas", têm o mesmo efeito no aumento de peso que as "sólidas". 

Como se pode substituir a água? 
Eu diria que só a água substitui a água! No entanto, não podemos fechar os olhos à mudança de gosto face à inúmera oferta de bebidas que diariamente pululam nas prateleiras dos supermercados, e o importante é que as pessoas aprendam a ler e interpretar os rótulos para fazerem as suas escolhas conscientemente. Uma bebida que vai substituir a água não pode ter o mesmo valor calórico de uma que se pretende que substitua (em calorias) um iogurte ou um copo de leite, uma vez que se o valor calórico da água é zero, a bebida que a vai substituir não deverá ter muito mais calorias do que isso! 

Bebida                                                                                  Calorias por 100 ml
Lipton línea                                                                           1
Continente "Ice-tea light" (vários sabores)                           2 a 4
Pleno "Chá preto Earl Grey e Limão"                                   1
Pleno "Tisanas Cidreira, Tília, Camomila e Limão"              1
Formas Luso (todos os sabores)                                            1,8
Continente "Água gaseificada limão"                                   2
Frize Groselha                                                                       5
Frize Limão                                                                           4
Schweppes Soda Way                                                          0
Cola light (várias marcas)                                                      0
e-manga, laranja e cenoura                                                    0,6
e-maçã                                                                                   0,6

 
Estas são algumas opções possíveis para beber, mas, sempre que o fizermos, convém ler o rótulo, analisar os seus ingredientes, para além do valor calórico e do seu preço, e depois decidir se não será melhor tomar um chá gelado feito em casa ou uma limonada...

Sem comentários:

Enviar um comentário