domingo, 20 de fevereiro de 2011

É possível alimentar-se bem fora de casa?

Evite fritos, gorduras e fast food. Faça escolhas saudáveis mesmo nos restaurantes e cafés.


Com a correria do dia-a-dia muitos de nós passámos a comer fora de casa. O resultado é que comemos pior e, na maioria das vezes, acabamos por consumir comidas ricas em gorduras e calorias, prejudicando a saúde e a dieta.

Mas, a verdade que para a maioria das pessoas comer fora de casa é uma inevitabilidade, pelo que aqui ficam algumas dicas para não perder o controlo sobre aquilo que come e, sempre que possível fazer escolhas saudáveis.

Pequeno almoço- Esta refeição é essencial, não devemos nunca deixar de tomar o pequeno almoço. Esta refeição dá-nos a energia necessária para realizar actividades durante o dia. Se não tem tempo para tomar o pequeno almoço em casa, leve alguns alimentos para fazer esta refeição no seu trabalho. Procure comer um alimento de cada grupo alimentar, como por exemplo: pão ou algum outro tipo de cereal, leite, queijo, fruta ou sumo de fruta.

Para quem toma o pequeno almoço na rua, opte por um sumo de fruta natural ou um copo de leite com café, e nunca os sumos industrializados, refrigerantes, etc. Peça uma torrada, em vez de pão com doce, queijos amarelos, etc.

Lanche da manhã e lanche da tarde - As refeições intermediárias contribuem para que não sinta fome nas refeições principais, além de contribuir para que o metabolismo fique activo. É preciso fazer um esforço e ter estas refeições como um hábito.

Opte por alimentos prácticos, fáceis de comer. Se no local de trabalho houver uma arca frigorífica, leve iogurtes, leite magro, frutas, etc. As barras de cereal e fruta (banana e maça) são sempre boas opções.

Almoço - Consuma hidratos de carbono (arroz, massa, batata), proteínas (frango, carne, peixe), grãos (feijão, lentilhas, soja, grão de bico), verduras e legumes, mas nunca exagere na quantidade. Para a sobremesa opte por fruta ou gelatina.

Deve sempre ter presente as regras básicas: comer um alimento de cada grupo, evitar fritos e alimentos muito gordurosos. Em relação às bebidas, escolha sempre um sumo de fruta ou àgua.

Jantar - Procure jantar até as 21 horas. Nos casos em que não é possível jantar até essa hora, sugerimos as seguintes opções: faça o jantar no seu trabalho ou na rua. Prefira refeições com verduras e legumes, queijo branco, frios como peito de perú, presunto magro, etc. Evite maionese, katchup, mostarda, molhos industrializados e prefira, requeijão light, queijo ricota.

Prefira salgados assados em vez de fritos ou massas folhadas; sumos, chás em vez de refrigerantes; fruta, salada de fruta e gelatina em vez de doces muito elaborados, etc. E quando chegar a casa, se ainda tiver fome, faça uma ceia e ppte por alimentos leves, como: 1 copo de leite, 1 xícara de chá com torrada, fruta, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário