segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Truques para compras saudáveis

Uma das primeiras regras para quem vai às compras é não ir de barriga vazia, pois a probabilidade de cometer excessos é maior.

O frigorífico e os armários vazios ou a falta de ingredientes no momento de preparar uma receita são sinais de que é necessário ir ao supermercado. Leia as nossas dicas antes de ir à compras:

1) Antes de sair de casa faça uma lista com tudo o que precisa comprar no supermercado, de forma a evitar comprar alimentos desnecessários.

2) Não vá ao supermercado com fome, pois dessa maneira torna-se mais difícil controlar o impulso de comprar alimentos calóricos, só para saciar a fome.

3) Leia os rótulos dos produtos, onde encontra informações importantes, a respeito dos ingredientes contidos nos alimentos, desde o glúten, ao teor calórico, quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Tenha cuidado com os alimentos "diet" e "light", pois também engordam, além de serem mais caros. Compare com o produto convencional e veja se vale a pena.

4) Tenha atenção ao prazo de validade dos alimentos, principalmente se eles estiverem em promoção ou com um preço abaixo do normal, pois, por vezes, os alimentos estão com a data de validade próxima do vencimento.

5) Varie a alimentação. Aproveite os lançamentos de produtos para não cair na rotina de comer sempre a mesma coisa. Pesquise novos produtos e receitas.

6) Prefira os produtos naturais aos industrializados. Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, pois é sempre uma garantia de ser mais saudáveis.

7) Compre fruta variada e evite os sumos industrializados, ou se comprar, prefira as versões light ou sem açúcar.

8) Se possível, compre verduras e legumes nas feiras e mercados, em que as hortaliças são mais frescas, mais variadas e mais baratas.

9) Compre temperos e especiarias naturais como manjericão, alecrim e óregãos, para dar mais sabor aos pratos. Dispense molhos gordurosos e calóricos. Se fizer uma salada aparentemente inofensiva, mas cheia de molhos, pode conter demasiadas calorias.

10) Evite passar no corredor de doces e bolachas, pois é mais difícil resistir às tentações.

11) Nos produtos congelados, verifique se na superfície existem placas de gelo cobrindo a embalagem. Caso isso ocorra, evite levar o produto, pois é sinal de que o mesmo foi descongelado e, por algum motivo, novamente congelado.

13) Deixe sempre os alimentos congelados para último, para ficarem menos tempo expostos à temperatura ambiente e menor risco de deterioração.

14) Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, ajudam ao bom funcionamento do intestino. Existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.

16) Dê preferência às carnes magras e brancas, possuem menos gorduras, são mais saudáveis e, consequentemente, possuem menos calorias.

17) Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias; prefira, portanto, os queijos brancos e o requeijão light. Dê preferência aos leites e iogurtes desnatados, são menos calóricos e tem menor teor de gordura.

18) Se  não consegue ficar sem sumos, opte pelos lights. Mas não se esqueça que o ideal é evitar o consumo excessivo de qualquer sumo. Prefira água.

19) Após realizar as compras, evite ficar muito tempo com as compras no carro. Principalmente no Verão, quando a temperatura está muito quente, colocando em risco a integridade dos alimentos perecíveis e  congelados.

Sem comentários:

Enviar um comentário