segunda-feira, 27 de junho de 2011

É difícil aprender com sede

Beber água promove a atenção e o interesse das crianças nas aulas e melhora as suas funções cerebrais.

Uma criança bem hidratada tem melhores resultados escolares do que aquelas que bebem pouca água. É a conclusão de um estudo realizado em Bolton, que envolveu 166 crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. As crianças foram avaliadas quanto à sua atitude perante a escola, o seu interesse pelas matérias estudadas e o seu estado de espírito durante um dia de aulas. Outros dados recolhidos foram a quantidade de água que bebiam, a cor da urina e o nível das suas competências cognitivas. Perante estes dados, verificou-se que apenas 8,4 por cento das crianças bebiam a quantidade de água recomendável para uma boa hidratação. 
Depois, durante duas semanas, as crianças receberam diariamente três garrafas de 0,5l de água. Passado esse tempo foram novamente avaliadas. Os resultados revelaram que o aumento do consumo de água diário duplicou o nível de interesse das crianças nas aprendizagens e fê-las sentirem-se 30 por cento mais calmas e atentas durante as aulas. Além disso, as suas funções cerebrais foram melhoradas. 
Por isso, os autores do estudo recomendam: 
- as crianças devem beber 6 a 8 copos de água por dia 
- é preferível enviar na lancheira uma garrafa de água do que refrigerantes e bebidas açucaradas 
- ensine os seus filhos a beber água regularmente, em pequenas quantidades, ao longo do dia. Esse é a melhor forma de garantir uma hidratação constante e é mais saudável do que compensar com grandes quantidades de água a desidratação já instalada. Ter sede é sempre sinal de que o corpo já está desidratado. 
O estudo foi patrocinado pelo Natural Hydration Council, uma organização que promove o consumo de água mineral engarrafada e liderado por uma investigadora da Manchester Metropolitan University.


In: http://www.mae.iol.pt/criancas/agua-escola-hidratacao/1252423-5539.html

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